sexta-feira, 26 de abril de 2013

Resenha: Paisagem

Postado por Natália Travagin às 10:25
Nome Nacional: Paisagem
Editora: Casa Lygia Bojunga LTDA
Páginas: 106
Escritor: Lygia Bojunga

Leitura: (Fácil) (Médio) (Difícil) 
Classificação: ****(4/5)
Sinopse: 
PAISAGEM é uma narrativa que entrelaça os dois momentos do processo de escrever uma história - o da criação (papel do autor) e o da "re"-criação (papel do leitor). Para tecer essa relação, Lygia cria o personagem Lourenço, um jovem que se corresponde com uma escritora que ele admira.
Resenha:
Lourenço é um moço que mora em uma favela do Rio de Janeiro, ele manda cartas para escritora Lygia contando o seu dia-a-dia, momentos especiais de sua vida ou até mesmo dando dicas de melhores finais para as já escritas de Lygia. Lourenço é apaixonado por Renata e ele ama quando ela toma banho de Sol.
Em uma de suas cartas, Lourenço diz que sonhou com uma paisagem, com portas e janelas verdes, pedras em forma de ovos rosadas, e vegetação a volta. Lygia  fiica abalada pois esse era um trecho de seu proximo livro, mas no caderno da autora, estava como descrição e Loureço escreveu igualzinho e ela não mostrou a ninguém. Ela manda uma carta para Lourenço pedindo mais detalhes sobre o sonho. Ele não da muita importancia, porém respondeu a autora. Depois desta carta ele mandou outra dizendo como a vida é injusta. Logo após não mandou mais nenhuma carta. Lygia ficou preocupada e foi ao Rio de Janeiro (a autora morava em Londres) no endereço de  Lourenço e viu a casinha e tudo como ele descreveu, lá ela recordou seu passado. Ela conversou com a vizinha que disse que não morava nenhuma Renata, mas que hávia um Lourenço sim na casa ao lado, mas ele tinha se mudado. Começa uma forte chuva, mas a menina não oferece abrigo, apenas diz que a antiga casa de Lourenço estava alugando, Lygia imediatamente diz que alugaria a casa. 
Depois de um tempo Lourenço aparece e eles conversam, e ele explica tudo. Diz que estavam sem dinheiro e que iriam ter que ir para o interior mas o chefe de seu pai os mandou para Maringa (PR), e eles iriam viver lá pelo custo de vida ser baixo. Lourenço diz que sua vizinha era a irmã de Renata e que ela era um monstrinha. Depois que Lourenço vai com uma turma procurar cômodos para morar, a mostrinho vai a casa de Lourenço e diz que é tudo mentira esse negossio de Renata, e que ela é um pessoa da cabeça de Lourenço, e que aquela paisagem não foi ele em que sonhou foi ela em que desenhou, ele viu, copiou e mandou a ela. Agora basta saber se a escritora vai acreditar na monstrinha ou em Lourenço.

O início e o meio  foi super empolgante, eu devorei, no final foi legal, mas eu daria uma de Lourenço e mudaria um pouco, mas mesmo assim foi bom. Este livro é escrito em primeira pessoas, mas em alguns momentos foi confuso. Como o livro é antigo várias palavras são escritas diferentes como por exemplo "pr'a" para ser pra. Mas conseguimos ler normalmente, sem problemas. A história foi incrível, mas na minha opinião o final deixou um pouco a desejar. 
 -Beijos <3

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

Bolsas Amarelas | Desenvolvido por Frufruzando