terça-feira, 2 de abril de 2013

Resenha: Tchau

Postado por Natália Travagin às 17:18
Nome Nacional: Tchau
Editora: 
Casa Lygia Bojunga
Páginas: 127

Escritor: Lygia Bojunga

Leitura: (Fácil) (Médio) (Difícil) 
Classificação: ***** (5/5)
Sinopse: 
Único livro de contos da autora, Tchau reúne quatro narrativas densas, onde - no estilo habitual que já se tornou sua marca - Lygia transita com inteira liberdade entre o realismo e o fantástico.
Nele, ela fala de paixão, de amizade, de ciúme e da necessidade de criar.
Resenha:
Este livro reuni quatro contos da autora Lygia Bojunga, eu amo a escrita da Lygia e amei ler este livro. A introdução é muito bonita, fala sobre a escolha da capa e sobre livros serem nossos amigos, amei. Pois bem, como são quatro contos eu irei dizer detalhes do conto e minha opinião sobre cada um deles, vamos lá:
Tchau: O primeiro conto, conta sobre a turbulência em que o casamento dos pais de Rebeca está passando, a mãe irá se separar de seu pai, pois, seu marido só pensa em sua orquestra, ela conheceu um homem, da Grecia chamado Niko, e está completamente apaixonada por ele, abandonado até sua família, agora você só saberá o desenrolar do conto lendo-a.
Eu gostei desse conto, não foi o meu favorito do livro, é super bem escrito e com uma ótima história, mas eu senti que no final poderia acontecer algo, eu pensei no que poderia mudar, e até mesmo fazer o meu final, mas mesmo assim ele foi bom.
O Bife e a Pipoca: Guilherme o amigo de Rodrigo foi morar no Rio Grande do Sul, e Rodrigo que mora no Rio, sempre manda cartas para o amigo contando o que está acontecendo na escola e etc. Neste novo ano, entrou pessoas novas na sala de Rodrigo, entre elas Tuca, um menino inteligente que conseguiu a bolsa escolar e trabalha lavando carros. Ele mora na favela e faz amizade com Rodrigo, que o ajuda a estudar Matematica e outras materias, então Tuca chama Rodrigo para comer pipoca em sua casa, mas Rodrigo o convida para antes ir em sua casa almoçar. Tuca chega no condominio em que Rodrigo mora e fica encantado com tanta moderninda, mas ao mesmo tempo fica com vergonha de mostrar sua casa na favela para Rodrigo.
É a minha história favorita do livro, eu realmente gostei muito, ela mostra a desigualdade social, mas de uma forma para adolescentes, eu gostei dos personagens de tudo pois, um ensinou coisas para o outro, mesmo sendo tão diferentes financeiramente, um ensinava coisas para o outro, e isso foi muito bom.
A Troca e a Tarefa: Este conto é narrado em 1ª pessoa e diz a respeito do ciume, a menina em que narra a história tem ciumes de sua irmão mais velha que é a queridinha de todos extremamente todos, então aos 13 anos ela decidiu ir para o colégio interno para ver se esse ciumes a deixava, ele a deixava na escola mas na férias, que era quando ela voltava para casa. Então ela se apaixonou por Omar, e escreveu um poema chamado "O Mar" assim ela volta para a escola enão parava de pensar em Omar. Sua mãe telefounou a ela e disse que como deu uma festa de quinze anos para sua irmã, também daria uma a ela e comemoraria junto o noivado de sua irmã, o medo lhe tocou, será mesmo que Omar iria se casar com sua irmã, sim ele iria! Ela foi ao mar e teve um sonho com duas paredes de vidro não dava para ver o que se tinha dentro, ela bateu nas duas e mas porém uma disse que tudo o que ela pensasse ela deveria trasnformar em história, e foi o que ela fez, terminando o seu 27º livro ela teve o mesmo sonho em sua mesa mas dessa vez, ela conseguiu entrar na outra porta que dizia que assim que ela colocasse o ponto final no ultimo vigésimo setimo livro, a vida dela também terminaria.
Eu gostei muito deste, conto mas fiquei na duvida se ele realmente era verdade, ou era apenas um conto, a duvida ainda prevalece, e se você sabe me dizer dixe nos comentários por favor. Mas tirando esse fato é um conto ótimo e super encantador.
Lá no Mar: Foi o pescador mesmo que fez o próprio barco, em que usava todos os dias para pescar, seu bisavô, ensinou a seu vô, seu vô ensinou a seu pai, mas ele não tinha ninguém a quem ensinar já que ele não tinha filhos e nem era casado. Um dia uma forte tempestade atingiu o barco em que estava e seu bisavô, avô e pai, vieram o buscar, o barco ficou parado no mesmo lugar onde perdeu seu dono. Tempos depois, avistou-se um barco escrito Bem-te-vi escrito na proa do barco se aproximou e o homem queria pegar o barco, junto a seu filho para pintar de vermelho e vender, o barco ouvindo aquilo já velhinho não queria ser pintado de vermelho e nem ser vendido então ficou firme no lugar em que estava. O filho do homem queria o barco para ele, o menino, era apenas uma criança mas queria muito o barco para encostar do lado da praia pintar de colorido e brincar, agora para saber o fim desse conto é necessário a leitura.
Eu gostei dessa história, ela tem um bom climax, em que nos deixa ligado ao conto, porém ela é curta, porém ela tem o tempo exato para tudo, é bem legal.

Enfim galera, essa é a minha resenha sobre "Tchau" mas e aí, vocês já leram? E o que charam, me contem, beijos e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

Bolsas Amarelas | Desenvolvido por Frufruzando